Curso de desenho grátis. 3º Parte





 

6a - Cópia.

Também são utilizados papeis químicos que se coloca sobre a fotografia fotocopiada e ampliada, e ao copiar por cima do papel químico, o desenho aparece por baixo. Essa técnica do papel químico ao meu ver não é tão eficaz, pelo facto do produto químico existente nesses papeis, criarem uma linha da qual afecta o papel, dificultando o processo de recuperação, ou seja, no caso de haver um erro no desenho, ao utilizar a borracha o material do papel químico acaba por criar manchas, e no processo do uso do esfuminho, vem piorar mais ainda a situação.


Neste curso ensinarei como fazer para desenvolver essas capacidades. Há métodos eficazes para melhorar a visualização, uma forma de fazer com que aparte criativa se manifeste durante o desenho. do seu cérebro desenvolvas-se.


Parte essa que se encontra do lado direito de acordo com pesquisas médicas. A Partir do momento em que você procurar utiliza-la e venha permitir a sua manifestação durante a execução de um trabalho, facilitará imenso o resultado sobre o desenho.

Portanto depois do descanso ao retornar ao desenho com a mente descansada, você conseguirá detectar mais pontos a serem corrigidos. Mesmo depois de muita prática, sempre somos surpreendidos por essa reação. Essas técnicas associadas a prática de utilização do lado criativo do cérebro que nos aprofundaremos mais a frente resultará em um desenho que irá impressiona-lo.

Antes de nos aprofundarmos nesse campo, vamos fazer uma abordagem ao elemento crucial na obtenção de volume e formas do desenho, ou seja: Luzes e sombras.
Técnicas passo a passo
.8a - Cópia
Sombras
.

O desenho de um retrato tem como base principal 3 fatores primordiais, esboço sombras e luzes. A perfeita composição desses 3 elementos, resumirá em um trabalho de perfeita qualidade e equilíbrio. A suavidade é muito importante na elaboração do desenho, principalmente na 1º fase do esboço, que começaremos utilizando um objeto circular e com uma variação sequencial de tonalidades, que irá exigir do caro amigo(a) uma técnica da qual será indispensável na preparação das sombras no desenho do rosto. Portanto embora pareça algo sem muita importância, o seu domínio é extremamente importante e crucial, porque vai possibilitar a execução de vários efeitos sobre o rosto que está sendo desenhado.
Faça o desenho de um circulo utilizando o que for mais prático para você, um copo, compasso… etc. Você deve ter reparado no detalhe do lápis. Foi feita a ponta dos dois lados. Porque? Costumo fazer isso para poupar tempo e evitar a perda de concentração ao interromper o trabalho com o intuito de refazer a ponta do lápis. Parece algo desnecessário mais quando começo a desenhar, apanho um ritmo do qual não mim agrada interromper.

Comece o processo de sombreamento geral, sombreando de forma suave todo o circulo. Repare na forma que seguro o lápis, pela ponta para dar mais sensibilidade e suavidade ao aplicar a sombra, que deverá ser toda uniforme.

Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite


A sombra deve ser colocada seguindo um padrão cruzado de linhas,

Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite

para facilitar e tornar mais uniforme.

Não se esqueça de manter bastante suavidade durante essa operação, caso contrário, o desenho ficará muito escuro. Estamos efectuando a 1ª fase do esboço.Agora partimos para a 2º fase que consiste na sombra mais forte e definida. Acompanhe a forma esférica da bola. Imagine um foco de luz do lado direito tendo como resultado sobras do lado esquerdo.

Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite

Agora teremos o auxilio de um esfuminho que nos ajudará a dar um efeito mais uniforme e esfumado. O esfuminho deve ser usado na sombra esquerda, a mais escura, a medida que for se aproximando da mais clara, você deve suavizar bastante para que provoque uma variação de tom uniforme.

Agora depois da utilização do esfuminho na parte escura da sombra do lado esquerdo, você deve usar o dedo para esfumar não só a escura como também a clara, em toda a sua área, procure criar no encontro da sombra escura com a clara uma união uniformizada.

Agora vamos juntar ao nosso material, um lenço de papel, que nos ajudará a provocar uma mancha mais equilibrada, macia e uniforme. O Processo deve ser bem suave e equilibrado, buscando um efeito macio e generalizado.
Não se preocupe com as possíveis manchas que aparecerem durante esse processo na área fora do desenho, essas pequenas manchas sairá facilmente utilizando uma borracha macia.
Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite

Agora procure criar a sombra da bola sobre o chão e retoque as laterais dando um pouco mais de profundidade.

Curso de desenho a lápis grafite

Curso de desenho a lápis grafite

Agora você deve usar a borracha para explorar e revelar luzes do lado direito de onde teoricamente temos um foco de luz provocando o efeito claro escuro.

Essa técnica será indispensável no jogo de contraste e luzes que serão efectuados no rosto para dar forma e volume e nos olhos para dar vivacidade. O efeito do brilho nos olhos como podem verificar em alguns trabalhos meus, são resultados dessa técnica.

Mentalize cada passo dado nessa sessão porque será extremamente importante na elaboração do desenho facial mais a frente. Você deverá usar essa mesma sequência aplicativa.
Parabéns, acabamos de cumprir a 1º parte deste curso, uma importante tarefa a qual mais a frente você irá confirmar no curso de dvd e no ebook: Procure praticar esses efeitos utilizando outros tipos
de formas e volumes, para quando chegar a fase do rosto, dominar a técnica do claro/escuro com facilidade.

 

O CURSO CONTINUA, PESQUISE NO MEU SITE OFICIAL, “CURSO DE DESENHO” http://www.anildo-motta.com/
 Contacto em Portugal:   351 – 962576772

 

Leiam o meu livro. “Artista Imigrante” A historia de um imigrante brasileiro na Europa. Ou seja, a minha história. Espero que gostem, aventuras e desventuras não vão faltar. Obrigado.

http://vidaimigranteeuropa.blogspot.com/2010/01/vida-de-um-imigrante-brasileiro-baiano.html

PEÇA JÁ O CURSO AVANÇADO DE DESENHO DE RETRATOS ATRAVÉS DE DVD E O EBOOK.

Neste curso você poderá tirar dúvidas e ter orientação profissional on line, bastando
 para isso retirar o numero código: “Dúvidas e concelhos” na última pagina do meu livro, ou procurando no meu blog http://www.anildo-motta.com/
.

.

………………………………………………………………………………………………………

COMO DESENHAR CRIANÇAS A LÁPIS CARVÃO

Deveremos começar pelo o esboço do rosto. No meu site oficial www.anildo-motta.com vocês encontrarão as técnicas mais definidas quanto a forma de se preparar um esboço, ou seja, usando a conhecida técnica dos quadradinhos, a técnica do papel químico ou a mais equilibradas das três que permite um traço mais suave,que é a técnica do projector de imagem.

Depois de realizado o esboço passamos para a 1º fase do retrato começando pelos os olhos, parte essa que é de uma importância vital no resultado final do desenho. Os olhos reflectem a expressão principal, o elemento do qual conseguimos distinguir as pessoas quanto a sua aparência dando ao desenho do rosto a semelhança com o modelo que estamos utilizando. No desenho do rosto podemos falhar em quase tudo que não influenciará tanto na semelhança com o modelo ou a modelo, mais nunca nos olhos, ele é que reflecte o espírito da pessoa e o seu estado de espírito.

Devemos ter uma atenção especial ao conjunto formado entre os olhos e as sobrancelhas, todo esse conjunto ajudará ao desenho a ter uma maior semelhança com o rosto do modelo. No meu site www.anildo-motta.com você encontrará informações relativas a forma de usar o lado direito do cérebro o qual dará ao desenho uma maior qualidade e semelhança com o rosto da fotografia. Esse processo consiste em um exercício visual do qual você deverá habituar-se a olhar para o elemento que está desenhando de forma diferente do usual, de uma forma completamente oposta. Depois de muito treino essa atitude passa a ser natural, e você ganhará com isso uma enorme facilidade em prepara o desenho do quer que seja.

A maneira pela qual você deve segurar o lápis no inicio dessa 1º fase é muito importante. Ao segurar no lápis com uma atitude muito forte e mecânica isso ocasionará um traçado muito grosseiro e mecanizado tirando por completo a suavidade dos traços, suavidade essa que é muito importante na elaboração do desenho de um rosto humano como já havia dito anteriormente.

A forma mais indicada para conseguir essa tal suavidade consiste em segurar no lápis não pelo meio e sim pela ponta. Você pode fazer uma experiência para chegar facilmente a essa conclusão. Experimente esboçar qualquer coisa segurando o mais próximo possível da ponta do lápis, ou seja, seria a forma mais indicada para se perder a sensibilidade e suavidade do traço, depois faça o oposto, procure fazer o mesmo desenho segurando no lápis pela ponta, você notará de imediato que os traços efectuados são muito mais harmoniosos que mesmo que seja efectuado alguns erros durante o esboço, devido a técnica usada de segurar na ponta do lápis, os traços serão mais suaves permitindo a sua correcção.
FORMA CORRETA PARA SEGURAR O LÁPIS DURANTE O ESBOÇO.
VISITE O MEU SITE OFICIAL NA ÁREA “CURSO DE DESENHO”  http://www.anildo-motta.com/ E ENCONTRARÁ  MAIS DETALHES. OBRIGADO.
ANILDO MOTTA

SE CONSIDERA AS INFORMAÇÕES NO BLOG PRESTATIVAS, CONTRIBUA
COM A DIVULGAÇÃO, UM SIMPLES GESTO QUE REPRESENTA MUITO.
OBRIGADO.

Continua em “Mensagens antigas” mais a baixo.

2 thoughts on “Curso de desenho grátis. 3º Parte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *