Curso Desenho de Retratos a Lápis/Carvão e Aquarelas




Anildo Motta

                Curso em DVD
      Aprenda a desenhar retratos a lápis

Desenho de Angelina Jolie retrato a lápis grafite

Desenho de Angelina Jolie retrato a lápis grafite




Desenhos de olhos femininos passo a passo

Desenhos de olhos femininos passo a passo

CURSO ATRAVÉS DE DVDs
Curso desenho através de DVDs

Curso desenho através de DVDs

Curso desenho através de DVDs

Curso desenho através de DVDs

Ebook grátis “Aprenda a desenhar retratos a lápis carvão”

Viste o meu site oficial  para informações  mais detalhadas e deixe o seu comentário, é muito importante: http://www.anildo-motta.com/

 

                      Aquarelas diversas.  Anildo Motta
                                                        
                                                   
                                                    Largo da Portagem ” Coimbra ”

Coimbra Portagem aquarela passo a passo

Coimbra Portagem aquarela passo a passo

                                     Rio Mondego. Coimbra
Aquarela de Coimbra Rio Mondego

Aquarela de Coimbra Rio Mondego

                                     Aquarela do Porto. “Portugal”
.

Aquarela do Porto

Aquarela do Porto

Aquarelas ou aguarelas

No Brasil chamamos de aquarelas, é a influencia francesa na lingua, e em Portugal chamamos aguarelas, tem mais lógica, acho eu, está mais proximo da agua.

Uma tecnica de pintura simplesmente fenomenal, a sua forma aparentemente simples de trabalhar, não sendo necessario uma grande logistica tomando como por exemplo a pintura a óleo sobre tela, a qual necessitamos preparar a tinta utilizando varios tipos de materiais, como, diluentes, óleos especiais e secantes liquidos. Sem levar em conta a necessiade de um cavalete com suporte para guardarmos os pincéis e ficarmos em uma posição mais confortavel e a variedade de pincies para variados efeitos e o uso de querozene ou petroleo para a limpeza dos pinceis e das mãos do artista, e muita vezes também dos moveis da casa.

A aquarela não, simplesmente precisamos de um bom papel, 2 ou 3 excelentes pinceis, e agua. Fantastico, toda essa facilidade leva as pessoas a recorrer primeiro a esse tipo de técnica de pintura, acreditando que será mais fácil a sua evolução. Mais as coisas não são bem assim. É muito simples selecionar o mateial para trabalhar com esse estilo, mais, é bem mais dificl alcançar resultado satisfatório em um espaço de tempo muito curto.

Eu vejo a aquarela como uma poesia, que é declamada com um pincel. Uma manifestação que deve ser feita de forma suave e bela, permitindo que o espirito manifeste a sua presença, trazendo paz e harmonia com o mundo e com tudo que está em nossa volta. Não adianta durante a experiencia de aprender a pintar, o artista ou pretencioso candidato a artista, carregar no seu pensamento a idéia de que será fácil. A tendencia de sonhar durante esse periodo, realizando trabalhos fantasticos e recebendo elógios dos amigos, ira decepciona-lo no final. Não, não pense nisso, porque o que provalvemen te acontecerá como na maioria dos casos, é essa magnifica expressão de arte, fazer você entender e concluir, que deve ter mais respeito por ela, que você irá ter que se dedicar bem mais para alcançar esse resultados tão fantastico que deseja, e te deixará com um certo amargo na boca.

Se você for uma pessoa sensata, aprenderá a lição e chegará a conclusão que tem um longo caminho pela frente. Se caso não for, como algumas pessoas que tive a infelicidade de testemunhar, dizerem com o tom arrogante e convencido qua apenas não estava bem inspirado no momento e que com algumas semanas de experiencia conseguirá fazer trabalhos excelentes. Pode até ser, se essa pessoa for um gênio, mais acredito que um verdadeiro gênio, não raciocina dessa maneira.

Eu acho esses comportamentos tipicos de pessoas menos inteligentes e imatura, que a sua infeliz falta de humildade irá prejudica-la não só nessa área artistica mais sim, irá se refletir em toda a sua vida, esse comportamento é apenas um sinal da sua falta de humildade. Para aprender e desenvolver capacidades as quais estão relacionadas com a sensibildade humana, com as emoções e com o talento artistico, a humildade é um fator primordial para a sua evoluçaõ.

Não quero com isso desanima-lo no sentido de que não irá triunfar e sim aconselha-lo a usar um dos componente principais para a evolução de um artista, a humildade e o respeito pela arte. Com esses requisitos e com muita dedicação voce será premiado com resultados gratificantes e chegará a conclusão que não é você que desenvolve a arte e sim ela que o ensina a viver.

Passei a trabalhar com a aquarela só depois que cheguei a Europa, já que no Brasil ela não é tão difundida. O Óleo sobre tela é o foco principal da pintura no Brasil sendo praticado pela maioria dos artistas, colcocando a técnica da aquarela em um palno secundario. Considero muito dificil essa técnica pelo fato de não haver possibilidade de correções, tudo tem que ser feito de forma direta e decidida e quanto mais simples for a pintura mais bonita fica. Gosto muito do estilo da aquarela estilizada do qual o artista com muito pouca tinta e apenas explorando as manchas consegue transmitir o espirito e o clima da sua paisagem ou do seu objeto que está pintando,ou seja, sem definir demais as formas. Isto é o que mais mim espanta, é que parece ser tão fácil quando observamos uma pintura com essa técnica,e na pratica torna-se tão dificil a sua aplicação. Confesso não conseguir de forma nenhuma, tenho tentado bastante, mais acabo sempre enveredando para o lado do geometrismo, das formas tão bem comportadas.

Acredito que esse estilo nasce com a pessoa, cheguei a conclusão que o meu estilo de berço é mesmo o que mim encontro no momento, e que devo procurar desenvolve-lo e adota-lo

como um estilo proprio. Por isso é que acredito que a aquarela é como uma poesia que cada um tem a sua maneira de declamar, e que não devemos tentar imitar os outros, Portanto quando voce iniciar qualquer trabalho e notar que tem a tendencia para determinado estilo que não o que voce admira, procure ouvir o seu coração e acredite no seu estilo e consequentemente voce irá desenvolver a sua propria técnica. Tenho muito que trabalhar para conseguir um ponto de equilibrio na aquarela, mais a minha mania de querer aprender e desenvolver varias áreas ao mesmo tempo, acaba mim limitando, ou seja, desse jeito acabo sem desenvolver nada.

Mais uma coisa que mim tranquiliza, é quando junto tudo no mesmo espaço, como por exemplo nesse blog, sinto-me realizado e tranquilo por saber que se somar tudo possa representar um unico trabalho.

Mais a frente pretendo ensinar o pouco do que aprendi nessa área, orientando-os quanto ao melhor material e as sua aplicações. A prática do esboço, a aplicação da aquarela, e as suas variadas fases. Obrigado e até a proxima.

Aquarela da Universidade de Coimbra

Aquarela da Universidade de Coimbra

Aquarela da Torre Eiffel

Aquarela da Torre Eiffel

Aquarela Catedral de Notredame

Aquarela Catedral de Notredame

Aquarela do Porto

Aquarela do Porto

.

Aquarela de Coimbra

Aquarela de Coimbra

Anildo Motta

SE CONSIDERA AS INFORMAÇÕES NO BLOG PRESTATIVAS, CONTRIBUA
COM A DIVULGAÇÃO, UM SIMPLES GESTO QUE REPRESENTA MUITO.
OBRIGADO.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *