DESENHANDO CRIANÇA A LÁPIS GRAFITE



Desenho de criança




Olá caros amigos
Nessa aula estarei apresentando a vocês passo a passo todas as técnicas utilizadas na elaboração desse desenho. Toda as técnicas e métodos explicados passo a passo para que você possa assimilar toda a informação aqui transmitida.

O Material utilizado foi:
– Lápis Staedtler Lumograph
– Borracha branca
– Lenço de papel
– Lapiseira
– Esfuminho

O modelo do lápis é fundamental para a elaboração da 1º fase do desenho, você deve utiliza-lo de forma suave, segurando pela ponta e evitando efetuar traços muito fortes para não vincar o papel.

O lenço de papel possui um papel fundamnetal na elaboração das sombras e efeitos especiais como criar volume, dar profundidade e efeitos de claros e escuros.

O esfuminho com o seu aspecto semelhante a um lápis deve ser usado para espalhar o grafite criando sombras suaves e uniformes.

Começamos o trabalho iniciando o desenho base no qual iremos acrescentar as sombras e luzes para dar volume e realismo ao desenho. Para iniciar o desenho base, se você possui dificuldades em copiar o retrato olhando para a foto e desenhando diretamente na folha, na página seguinte apresento varia técnicas ensinando como efetuar o desenho base orientando-se por alguns meios tais como, projetor de imagem, papel químico, técnicas dos quadradinhos…etc. Visite a página e conheça as técnicas: http://anildo-motta.com/desenho-de-retratos-a-lapis/

Foto do esboço.

Depois de pronto o desenho base vamos começar a acrescentar as sombras sobre o desenho começando pelos olhos o qual você deverá se concentrar bastante no sentido de copiar todas as sombras com o máxima de semelhança possível.

Criança retrato

criança a lápis

Depois de realizado o desenho do lado esquerdo você efetua o mesmo procedimento do lado direito, depois desce para o nariz.

retrato a lápis

Os cabelo procure efetuar riscos diretos e rápido criando espaços tipos “meçhas” para sombrear depois ao lado criando profundidade.

Desenho de cabelos

Depois com o esfuminho você vai espalhando o grafite e criando sombras em todo o desenho.

Desenho de cabelos

Depois de todo esse procedimento com o uso do lenço de papel você vai espalhando o grafite criando efeitos de sombras uniformizadas.

Desenho de cabelos

Use agora na 2º fase o lápis grafite para criar sombras mais fortes e dar mais profundidade e realismo ao desenho.

Desenho dos olhos

Depois de efetuado a 2º fase usando a lapiseira o trabalho estará praticamente pronto só necessitando os retoques finais que deverão serem feitos usando o esfuminho e o lenço de papel para complementar o trabalho. Lembre-se! não espere no seu 1º trabalho realizar um desenho perfeito, é necessário pratica e tempo para você se familiarizar com o material e os efeitos criados por eles e utilizar esses efeitos para dar realismo ao trabalho. Portanto procure praticar e seguir as aulas por mim fornecida nesse site que foi criado especialmente para aqueles que amam a arte e apoiam a divulgação e o crescimento da mesma. Obrigado e se puder colaborar com a divulgação do site compartilhando e apresentando o link no seu site ou blog, fico imensamente grato em saber que poderei levar a mais pessoas os conhecimentos por mim obtidos nesse mundo maravilhoso que é a “arte.” Mais uma vez obrigado e até a próxima!

Anildo Motta

Compartilhe. Obrigado!


Desenho dos olhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *